Químicos da fequimfar conquistam avanços na negociação - SINDETANOL

Químicos da fequimfar conquistam avanços na negociação

Os dirigentes da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) e de seus 33 Sindicatos filiados, reuniram-se na quarta-feira (31), com os representantes do Grupo CEAG-10, no Hotel EZ, em São Paulo, para a 3ª rodada de negociação da categoria. Durante o encontro, foram discutidas as cláusulas econômicas referentes à Convenção Coletiva de Trabalho.

O presidente da Fequimfar, Sergio Luiz Leite, disse que, nesta rodada de negociação os trabalhadores conquistaram importantes avanços. Leite destacou em números o resultado da última rodada de negociação “tivemos importantes avanços nas cláusulas econômicas e sociais, como o reajuste salarial no piso de 9,5% (que representa um aumento real de 3,47%, pelo INPC/IBGE*), de 7,7% para os demais salários (que representa aumento real de 1,77%*) e um reajuste de 13,69% na PLR (que representa um aumento real de 7,4%), além das cláusulas referentes ao aviso prévio e a que estabelece a extensão de benefícios para os trabalhadores em união estável com pessoas do mesmo sexo”.

Para o presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral, estas conquistas na negociação mostram que, de fato, existe uma demanda por uma melhoria geral para a categoria. “precisamos nos unir cada vez mais e atuarmos juntamente com a Fequimfar rumo à novas conquistas que beneficiem o trabalhador e sua família”, afirmou Sobral.

Após mais esta rodada de negociação foi definida a realização até o dia 12 de novembro das assembléias para que no dia 13 de novembro, seja assinada a Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013. Portanto, nos próximos dias os Sindicatos filados à FEQUIMFAR, levarão a proposta patronal para conhecimento, avaliação e votação dos trabalhadores, em assembléias. A data-base da categoria é 1º de novembro.

A Fequimfar e seus 33 sindicatos filiados representam mais de 115 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes, entre outros.

Destaques da proposta econômica

- Reajuste salarial de 7,8% (representando um aumento real de 1,87%)
Para empresas com mais de 50 empregados
- Piso salarial de R$ 1.073,60 (reajuste de 9,5% sendo o aumento real de 3,47%*)