O Conselho Intersindical de Presidente Prudente(CIPP), organização representativa de trabalhadores, composta por 20 sindicatos, realizou sua reunião na sexta-feira(4), na sede do Sindetanol. Na ocasião, o presidente do CIPP, Milton Ribeiro Sobral, que também é presidente do Sindetanol, conduziu os trabalhos.
Foram tratados diversos temas pelos sindicalistas, mas a ênfase foi na situação atual do Brasil e as reformas trabalhista e previdenciária. Dentro do contexto da aprovação destas reformas, a preocupação maior dos dirigentes sindicais é com as perdas dos trabalhadores.
Segundo a avaliação dos participantes, tanto a reforma trabalhista, já aprovada com a modificação de 106 itens da CLT, como com a reforma previdenciária, proposta pelo governo, trazem alterações prejudiciais aos trabalhadores.
É consenso entre os dirigentes sindicais que, é de extrema necessidade ter uma clareza em relação ao impacto destas reformas. Só assim, com muita discussão e conhecimento sobre os temas, é que os representantes das categorias profissionais poderão transmitir para os trabalhadores, ponto a ponto, como será a nova realidade em que ocorrerá a relação com o patrão.
Para Sobral, é importante destacar que, “o movimento sindical sempre trabalhou de forma coesa, mas agora, diante do panorama atual, a união se tornou mais do que necessária. É uma questão de sobrevivência da luta sindical em benefício dos trabalhadores”.
Além das reformas também foi realizado um amplo debate sobre questões sindicais específicas, como a sindicalização, representatividade sindical, a nova realidade dos sindicatos, mobilização das categorias e o relacionamento com a sociedade.
Conforme Sobral, como representantes dos trabalhadores os sindicalistas vivem um novo tempo. Portanto, é preciso acompanhar as transformações sociais e fortalecer a presença do movimento sindical na discussão de temas ligados ao dia a dia da população. “Queremos somar, principalmente em situações nas quais os sindicatos e o próprio Conselho Intersindical possam colaborar com os órgãos públicos e entidades representativas. O objetivo é unir esforços com os vários segmentos sociais, em uma ação conjunta, em prol dos trabalhadores e a sociedade como um todo”, afirmou o dirigente sindical.
Fotos: Sérgio Borges/Sindetanol
22/12/2023
Sindetanol encerra 2023 com conquistas ao lado dos trabalhadores e reforça necessidade de união Trabalhadores(as)
Acompanhe aqui os acordos coletivos
Rua Estevan Peres Bomediano, 79
CEP: 19.023-380 - Jd. Paulista
Presidente Prudente - SP
(18) 3221-6278
sindetanol@sindetanol.com.br
© 2024 Sindetanol. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Prudente Empresas