Diretores do Sindetanol e trabalhadores participam do 4º Encontro Estadual de CIPA e SESMT do setor - SINDETANOL

Na manhã de hoje, teve início a 4ª edição do Encontro Estadual de cipeiros e profissionais do SESMT do setor químico, realizado pela FEQUIMFAR, com o apoio da Força Sindical, CNTQ, FUNDACENTRO e DIESAT, no auditório da colônia de férias da FECOMERCIÁRIOS, em Praia Grande SP.
Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR, abriu os trabalhos dizendo que o movimento sindical tem evoluído cada vez mais e ampliou o seu olhar para as questões de saúde e segurança, fortalecendo ainda mais a classe trabalhadora.

Reunindo mais de 400 trabalhadores, o evento contou com a apresentação de um estudo do DIESAT, sobre o registro de acidentes e doenças do trabalho, nos segmentos químicos. Eduardo Bonfim, técnico do DIESAT, disse que de 11 mil acidentes registrados, cerca de 30% são graves ou fatais.
O coordenador do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, João Scaboli, resgatou o que o departamento tem realizado para reverter essa situação, comentando desde a realização dos seminários regionais, até cursos de formação realizados no exterior, bem como a capacitação de novos quadros e a implantação de departamentos de saúde nos Sindicatos filiados.

Em seguida, Remígio Todeschini, ex-presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, fez o lançamento do livro “De que adoecem os trabalhadores químicos”, com textos de diferentes pesquisadores, apresentando um levantamento das doenças que acometem os trabalhadores químicos e as grandes lutas promovidas no setor ao longo dos anos.

Em sua fala, Maria Auxiliadora dos Santos, secretária da mulher da Força Sindical e presidente do STI Instrumentos Musicais e Brinquedos, comemorou a presença das mulheres no evento, que são 25% do total dos participantes, e salientou a importância da luta pela saúde da mulher trabalhadora.
O ministro do trabalho e emprego Manoel Dias também marcou presença na abertura do Encontro e falou que os trabalhadores são a base de toda a organização do mundo de trabalho e por isso, é fundamental a formação e aquisição de conhecimento, para que também possam ser protagonistas no debate das políticas de trabalho e emprego.

Sergio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR, finalizou a abertura do 4º Encontro, considerando que existe uma legislação que garante condições salubres no ambiente de trabalho: “temos que fazer valer essas normas e leis que protegem a saúde e o bem estar do trabalhador brasileiro, empoderando o membro de CIPA e SESMT, garantindo seus direitos”. Serginho também reafirmou a importância de fortalecer o Ministério do Trabalho e Emprego e a FUNDACENTRO, para que possam retomar o seu papel fundamental na equidade das relações de trabalho.

Frente às condições existentes nos ambientes de trabalho, como também pela mobilização social pela prevenção de acidentes e mortes a que estão expostos os trabalhadores brasileiros, os Químicos da Força, em conjunto com os Metalúrgicos, formalizaram um documento que foi entregue ao ministro do trabalho e emprego, Manoel Dias, chamando a atenção do governo, principalmente, para a importância da manutenção da NR12, norma regulamentadora que define critérios de proteção do trabalhador quando desenvolve atividade com a utilização de máquinas.

Para o presidente do Sindetanol, Milton Sobral, este encontro com trabalhadores de CIPA e SESMET, é de fundamental para o fortalecimento da luta em prol da saúde e segurança dos(as) trabalhadores(as).”Investir na saúde e segurança, é um dever das empresas e governantes, mas tamb[em cabe aos dirigentes sindicais informar, formar e, principalmente, oferecer espaços de discussão como este para atuarmos na prevenção de acidentes” ressaltou Sobral.

Fonte: Texto – Assessoria de Imprensa da Fequimfar