Fequimfar realiza congresso histórico e reafirma compromissos com os trabalhadores - SINDETANOL

O maior congresso da história da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) foi encerrado no dia 23 de julho, com a participação de mais 400 líderes de Sindicatos filiados que aprovaram propostas trabalhistas e sociais para beneficiar os trabalhadores e trabalhadoras do ramo químico do estado de São Paulo, bem como a sociedade em geral. O evento foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de julho, em Praia Grande SP
Sergio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, destacou a participação efetiva das lideranças dos segmentos industriais químicos, junto a participação de autoridades e dirigentes sindicais da Força Sindical, como o presidente Miguel Torres e o secretário-geral, João Carlos Gonçalves, o Juruna, a 8ª edição do Congresso da FEQUIMFAR também contou com a presença do governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin, do ministro do trabalho e emprego, Manoel Dias, e do ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva.
O anfitrião, presidente da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de SP, salientou a importância da organização da categoria química do estado de São Paulo para o fortalecimento da luta nacional da classe trabalhadora por mais conquistas e direitos. Juruna ressaltou o progresso na relação capital e trabalho, junto ao 8º Congresso da FEQUIMFAR e reiterou a necessidade de avaliar e comemorar as conquistas do movimento sindical.
O ministro do trabalho e emprego, Manoel Dias, também esteve presente e falou sobre a atuação da FEQUIMFAR, que está sempre cobrando do MTE o seu papel na luta permanente pela vida e pelo trabalho decente. Dias reafirmou a intenção de resgatar o protagonismo do Ministério do Trabalho e disse precisar muito do apoio dos trabalhadores organizados, reconhecendo a importância do Congresso da FEQUIMFAR.
Para o presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral, os objetivos de promover o fortalecimento da unidade sindical e uma renovação dos compromissos com os direitos dos trabalhadores foram alcançados neste Congresso, “Nossa luta tem como parâmetro a realidade local, mas estamos sempre de olho no cenário nacional e é isso que precisamos destacar”, afirmou Sobral.
Já o secretário geral do Sindetanol, Antonio Mendes Neto, lembrou que, a missão dos sindicatos é representar com qualidade as reivindicações trabalhistas e sociais dos trabalhadores. “Para termos novas conquistas é preciso fortalecer a união dos sindicatos e atuar firme nas bases e neste Congresso, de forma geral, este foi o grande debate”, ressaltou Neto.

Presença do governador do estado de São Paulo:

Geraldo Alckmin, governador do estado de São Paulo, participou da mesa de abertura e fez um levantamento sobre o cenário do ramo químico e disse ser otimista com relação ao setor, que tem qualidade estratégica no desenvolvimento do estado e do muno moderno.

Ex-presidente Lula foi um dos palestrantes:

No segundo dia do Congresso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma palestra aos congressistas e lembrou os avanços trabalhistas e sociais conquistados nos últimos anos, pelos trabalhadores do Brasil, em benefício a toda sociedade: “Destacamos a importância do movimento sindical na conquista de direitos e benefícios para a classe trabalhadora. O Brasil é referência na luta pelo desenvolvimento. Muitas nações que antes ditavam regras, hoje questionam como o Brasil enfrentou todo esse processo de crise internacional, gerando mais emprego e crescimento econômico”.

Referência na Luta pelos direitos dos trabalhadores:

O presidente da FEQUIMFAR, Sergio Luiz Leite, o Serginho, declara: “Sempre estivemos a frente de lutas como pelo renascimento do Proálcool, pelos direitos dos aposentados e pensionistas, pela causa das mulheres, jovens e dos negros, pela conquista de mais direitos, a exemplo do pioneirismo na conquista da implantação da participação dos trabalhadores nos lucros e resultados (PLR) nas Convenções Coletivas e pela redução da jornada de trabalho. Ainda em Convenções Coletivas, conquistamos a estabilidade da trabalhadora gestante e o auxílio-creche, que vão sendo melhoradas a cada ano, além da criação de um programa de emprego e inclusão de pessoas portadoras de deficiência, e do acesso gratuito a medicamentos, sendo ambas conquistas no ramo industrial farmacêutico.

Texto: Assessoria de Imprensa da Fequimfar/Assessoria de Imprensa do Sindetanol