Trabalhadores da Caeté: greve continua e Sindetanol promove nova assembléia hoje - SINDETANOL

A situação dos trabalhadores na Usina Caeté S/A, unidade Paulicéia, ainda não foi resolvida e a greve continua. Mesmo após várias ações da empresa para desestabilizar a mobilização dos trabalhadores e do Sindetanol, os trabalhadores que aderiram à greve estão unidos em torno das reivindicações apresentadas na pauta de negociação da Campanha Salarial 2013-2014. Na manhã desta sexta-feira(12), em frente ao portão da empresa, às 7h30, será realizada nova assembléia com os trabalhadores para tentar solucionar a questão com a empresa.

Entenda o caso

A paralisação dos serviços foi iniciada por volta das 00h30 de segunda-feira (8). Ao todo, cerca de 350 trabalhadores são representados pelo Sindetanol e estão descontentes com o tratamento que a empresa vem dando às reivindicações da Campanha Salarial 2013-2014, em especial às condições econômicas.

Na quarta-feira (10) foi realizada às 17h, a pedido da empresa, uma audiência de mediação entre o Sindetanol e a Usina Caeté S/A, no Ministério Publico do Trabalho (MPT) em Presidente Prudente. Durante a audiência a empresa manteve a proposta de reajuste salarial de 8%, que já havia sido rejeitada pelos trabalhadores em assembléia realizada para tentar encerrar a greve com um acordo.

De acordo com o que foi exposto na audiência, mantendo a proposta de reajuste de 8% a empresa acrescentaria benefícios como, o pagamento de uma bonificação para todos os trabalhadores no valor de R$ 150,00 até dezembro 2013. Além disso, caso a proposta fosse aceita pelos trabalhadores, empresa assumiu o compromisso de fazer um arredondamento do piso salarial da categoria para R$ 950,00, uma vez que, com o reajuste de 8% sem o arredondamento, o piso iria para R$ 945,00.

Já em relação ao PLR (Participação nos Lucros e Resultados), reivindicação que a empresa alegava que até o final de junho deste ano o plano estaria pronto, a empresa apresentou outra versão para a situação, informando na audiência que, até o momento foi contratada uma empresa para levantamentos de informações sobre a possibilidade de implantação, mas deixou bem claro que se vier a ocorrer será somente para 2014.

Na audiência também foi acertada a criação de uma comissão de composta por quatro trabalhadores, que levará as reivindicações dos trabalhadores para a gerência da empresa, ficando estipulada ainda a realização de reunião toda primeira terça-feira de cada mês como um novo canal de comunicação entre empresa e trabalhadores.

Quanto ao pedido dos trabalhadores em terem um vale alimentação, a direção da Caeté S/A se recusou a fornecer este benefício.

Mediante a nova proposta da empresa ficou acertada a realização de nova assembléia no portão principal da empresa, o que foi realizado pelo Sindetanol na manhã de quinta-feira (11). Porém, no período da tarde, quando seria realizada a assembléia das 15h, com outro turno de trabalhadores, devido a uma série de conflitos, gerados pela conduta inadequada da diretoria da empresa, gerou um clima de alta tensão entre as partes envolvidas, com acusações de ambos os lados, produzindo um clima de insegurança totalmente impróprio para a realização da assembléia.

Diante dos fatos, e da possibilidade de ocorrer desentendimentos maiores, a assembléia foi cancelada pelo presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral que, no ato, comunicou ao Ministério Público do Trabalho, que em comum acordo com a empresa e trabalhadores, agendou nova assembléia com todos os trabalhadores, em horário único, a ser realizada na manhã desta sexta-feira (12), às 7h30, com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho.

Desta vez, com o propósito dar transparência total ao processo decisório, credibilidade perante todos os envolvidos e evitar mais confrontos, a assembléia será realizada em novo formato, com votação secreta e com identificação nominal de todos os trabalhadores representados pelo Sindetanol.