Sindetanol sedia Fórum Estadual da Comissão Estadual do Emprego - SINDETANOL

Sindetanol sedia Fórum Estadual da Comissão Estadual do Emprego

A Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), promoveu na manhã de ontem(8), o Fórum Estadual da Comissão Estadual do Emprego (CEE), na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Fabricação de Álcool/Etanol (Sindetanol). Representantes de cerca de 30 municípios participaram do processo de capacitação.

Segundo informações dos organizadores, a Comissão Estadual do Emprego (CEE) tem como objetivo auxiliar na definição de políticas que compõem o Sistema Público de Emprego do Estado de São Paulo. Por meio de reuniões periódicas, a CEE, organizada de forma tripartite (poder público, trabalhadores e empregadores), busca soluções para o desemprego no Estado de São Paulo.

Estiveram presentes no Fórum de capacitação dos membros das CMEs o secretário adjunto do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), Aparecido Bruzarosco, o diretor regional da SERT, Paulo Alexandre Lopes; o representante da Fundação Prefeito Faria Lima (CEPAM), Elizeu Lira; o secretário de Desenvolvimento Econômico local, Aristeu de Oliveira; a diretora da CEE, Silvia Inêz Machado; o presidente do Sincomerciários, representando o presidente da Fecomerciários - Luiz Carlos Motta-, Valdecir Alves, o “Paraná”, entre outras autoridades.

Para Bruzarosco, o ponto fundamental para o funcionamento das CMEs com qualidade é o comprometimento,“Nós queremos que cada membro da Comissão Municipal do Emprego (CME) se sinta comprometido com o desenvolvimento da sua cidade. As autoridades dos municípios devem ter consciência da necessidade da criação de uma CME atuante”, afirmou o secretário adjunto do SER, na abertura dos trabalhos em Presidente Prudente.
Lopes, destacou a importância das CME do ponto de vista social, como uma forma de monitorar a geração de emprego nos municípios, “as capacitações das Comissões (Municipais de Emprego) são a base de todo o trabalho da SERT. Acredito que as CMEs são os termômetros do emprego nos municípios”, afirmou o diretor regional da SERT.

Já para o secretário de desenvolvimento econômico, Aristeu Penalva, “a união é fator importante para o bom desenvolvimento dos trabalhos das CMEs. “Atualmente, existe um desencontro entre a capacitação e a necessidade do mercado. Por isso, o trabalho das Comissões é fundamental para direcionar os trabalhadores para as qualificações solicitadas por cada região. Desta forma, vamos melhorar a qualidade do serviço prestado em nossos municípios”, finalizou.

Conforme o presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral, sediar eventos que visam a capacitação e geração de empregos, é uma das formas de ação social do sindicato. “Entre outras atividades, o sindicato tem como proposta a defesa dos interesses dos trabalhadores e a promoção do trabalho”.

Neste ano, as capacitações já aconteceram em Bertioga, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Botucatu, Bauru, Marília, Paraíbuna, Iguape e Igarapava. A próxima reunião acontece em Jundiaí, na região de Campinas, no próximo dia 14.

Fonte: Carla Caroline - Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho