Sindicalização, instrumento de fortalecimento da representatividade dos trabalhadores - PALAVRA DO PRESIDENTE DO SINDETANOL

PALAVRA DO PRESIDENTE EM 19/12/2017

Chegamos ao final de 2017, mais um ano marcado por lutas, conquistas e resistência. Após tantos acontecimentos negativos, bancados pelo governo e empresários de vários setores, é preciso dizer que, mais do que nunca, a exemplo da Campanha Salarial 2017-2018, na qual alcançamos êxito, não avançaremos em nossa luta sem união.

Tendo em vista os recentes ataques aos direitos dos trabalhadores sabemos que, se por um lado avançamos na defesa de direitos e não permitimos a retirada de benefícios essenciais, por outro, ainda há muito o que se fazer em prol da promoção da qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias.

Neste contexto, destaco que somos uma organização que representa uma categoria de trabalhadores(as), prestamos serviços no movimento sindical há 30 anos. Não chegamos ontem e, muito menos, realizamos o simples recolhimento de contribuições, sem darmos uma contrapartida em forma de trabalho.

É fato que precisamos ter receita para manter a estrutura colocada à disposição dos trabalhadores. Portanto, necessitamos caminhar juntos, em especial para preservar nossas conquistas e atender as necessidades administrativas e jurídicas dos trabalhadores.

Infelizmente, vivemos tempos de retrocesso e de retirada de direitos dos trabalhadores e, o que é pior, da tentativa de enfraquecer um instrumento legal de luta e resistência que é o sindicato.

Para ficarmos apenas em dois pontos mais visíveis destes embates, basta vermos o nível do ataque aos direitos dos trabalhadores presente na “reforma trabalhista’’ e na insistência do governo em promover a “reforma da previdência”.

Enfim, trabalhadores e trabalhadoras, somente a participação de vocês fortalece o sindicato. Acreditem, nossa luta é a de vocês e juntos somos mais fortes, para preservarmos os direitos trabalhistas e sociais de quem realmente produz neste país.

Abraços

Milton Sobral