Conquistas: Uma Luta que Nocessita da União da Categoria - PALAVRA DO PRESIDENTE DO SINDETANOL

PALAVRA DO PRESIDENTE EM 16/12/2014

Conquistas: Uma Luta que Nocessita da União da Categoria

Mais mobilização e união é igual a novas conquistas. Foi esta a realidade que experimentamos novamente quando, ao longo deste ano, participamos e, as vezes, promovemos algumas atividades em defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as).

Com certeza a Campanha Salarial e Social 2014, foi um destes momentos, pois nos permitiu ouvir mais de perto as pessoas que realmente produzem, que são responsáveis pela geração de bens e riquezas neste país, e que, portanto, deveriam ter seus direitos respeitados e reivindicações atendidas, mas em alguns casos infelizmente não foi isso que aconteceu.

Lamentavelmente, este ano, finalizamos a Campanha Salarial e Social 2014, com a pendência em relação ao Acordo Coletivo de Trabalho das usinas Alcídia e Conquista do Pontal, do grupo Odebrecht, que ignorou o índice de reajuste solicitado durante as negociações.

Em outros casos, por meio do diálogo e a mobilização geral, conseguimos reverter determinadas situações em favor dos trabalhadores. Sim, este é o nosso papel, porém ficou claro mais uma vez que não adianta lutarmos sozinhos, pois sem a participação dos(as) trabalhadores(as) é impossível avançarmos em direção à novas conquistas.

A cada fim de ano, quando encerramos uma jornada inteira em busca de representar da melhor forma possível nossa categoria, é justo que façamos uma avaliação do quanto avançamos. Não falo aqui só em termos de conquistas, mas fundamentalmente, da melhoria na qualidade dos serviços prestados e no fortalecimento da relação trabalhador(a) com o sindicato.

No geral, tivemos avanços significativos, até mesmo por termos vivido um ano atípico com uma Copa do Mundo e Eleições que influenciaram muitas tomadas de decisões. Provas disso são: o resultado positivo da Campanha Salarial e Social que, a cada ano, se torna mais longa e árdua, além da manutenção integral dos benefícios já conquistados. É certo que ainda estamos longe do ideal, mas somente a luta diária e a união é que permitirão novas conquistas em 2015.

Seja na prestação de serviços ou nos benefícios oferecidos, que vão além da assinatura do ACT, também tivemos outras conquistas. Apenas para registro, destacamos a celebração do convênio com a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente para a utilização da estrutura da Cidade da Criança, pelos associados e dependentes, com desconto de 50%, visando oferecer mais opções de lazer e qualidade de vida. Também, atendendo aos inúmeros pedidos, realizamos uma grande entrega de bolsas personalizadas do sindicato.

Agora, que já estamos vivendo um momento de reflexão e avaliação de nossa caminhada, nos preparando para celebrarmos com a família e amigos a chegada de um novo ano, quero, em meu nome e dos diretores do Sindetanol, agradecer a todos pela confiança em nosso trabalho e a parceria nas diversas ações sindicais realizadas neste 2014.

Que venha 2015, cheio de paz, saúde, trabalho e alegrias para todos!!

Feliz Natal e
Próspero Ano novo!