Fequimfar realiza 2ª rodada de negociação da campanha salarial e social - SINDETANOL

Fequimfar realiza 2ª rodada de negociação da campanha salarial e social

Dirigentes da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) e de seus 33 Sindicatos filiados, estiveram reunidos em São Paulo, no dia 24 de outubro, com representantes do setor patronal do Grupo CEAG-10 da FIESP. Na ocasião, foi realizada a 2ª rodada de negociação da Campanha Salarial e Social do setor químico.

Um dos principais tópicos da pauta foi a discussão de cláusulas novas, tanto sociais como referentes à saúde do trabalhador. Durante a reunião também foi realizada a leitura e a discussão de todas as reivindicações de ordem social.

Após o encontro com os integrantes do Grupo CEAG-10 da FIESP, o presidente da Fequimfar, Sérgio Luiz Leite, demonstrou entusiasmo com o resultado das negociações, para ele “houve um significativo avanço em relação à proposta de instituição de um grupo permanente de negociação que irá discutir e avaliar questões de saúde e segurança no ambiente de trabalho”.

Para o Secretário Geral do Sindetanol, Antônio Mendes Neto, que esteve presente na rodada de negociação, os trabalhos estão sendo direcionados de forma correta, com ampla discussão dos relevantes temas da campanha e a cada avanço, é um ganho a mais para os trabalhadores. ”Neste processo democrático de dialogar, mostrando a realidade da categoria, é preciso avançar sempre em direção às novas conquistas e isso esta sendo feito”, destacou Neto.

A próxima rodada de negociação esta prevista para 31 de outubro, às 10h, no EZ Hotel Aclimação, em São Paulo, quando serão discutidas as cláusulas econômicas: reajuste salarial, aumento real, reajuste do piso e da PLR (participação nos lucros e resultados).

A data-base da categoria é 1º de novembro. A Fequimfar e seus 33 sindicatos filiados representam mais de 115 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes, entre outros.

Principais Reivindicações da categoria:

Piso salarial de R$ 1.200,00*
Reajuste de 10% nos demais salários*
PLR no valor de 1 piso salarial (R$ 1.200,00) *
Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário
Saúde e Segurança no ambiente de trabalho
Igualdade de oportunidades e combate à discriminação
Qualificação e requalificação profissional
Trabalho decente
Acesso a Informação nas empresas (ambientes com acesso a internet, jornais, livros e revistas)

(Com informações da AI da Fequimfar)