Trabalhadores do setor sucroenergético conquistam reajuste salarial de 7% - SINDETANOL

SINDETANOL

Sindicato dos Trab. na Ind. Quím. Farm. e Fabr. de Álcool, Etanol,
Bioetanol e Biocombustível de Presidente Prudente e região

Trabalhadores do setor sucroenergético conquistam reajuste salarial de 7%

Os trabalhadores nas empresas de fabricação de álcool/etanol conquistaram reajuste salarial de 7%, além da manutenção das cláusulas sociais e econômicas presentes no acordo coletivo do setor sucroenergético. Estes benefícios foram obtidos após quatro meses de mobilizações, a data-base é 1º de maio.


Iniciada em março, a campanha foi finalizada somente no dia 1º de agosto, após superação de impasse causado por uma das empresas que insistia em excluir da convenção coletiva alguns direitos já conquistados pelos trabalhadores. Após muita discussão e as providências legais tomadas pelo sindicato juntamente com os trabalhadores, acenando em direção a uma possível greve, a situação foi contornada.


A resistência de alguns empregadores mais uma vez foi superada com a união dos trabalhadores e a transparência na condução das ações sindicais. Portanto, é preciso destacar o importante papel dos trabalhadores, tanto no processo de mobilização para as assembleias e como na defesa das reivindicações, que se transformaram em conquistas. 


O presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral, se mostrou satisfeito, com os resultados e com a 
participação dos trabalhadores, que acompanharam de perto todas as fases de negociação.


“Não chegaríamos a estes resultados sem a união dos trabalhadores e a capacidade de mobilização de todos. Os empresários alegaram muitas dificuldades, mas, todos sabem que para os trabalhadores as coisas são sempre mais difíceis. Lutar por nossos direitos é nossa meta diária”, afirmou Sobral. 


Os números desta jornada atestam esta triste realidade, o descompromisso de alguns empresários em relação aos direitos dos trabalhadores.


A campanha foi iniciada com a realização do Seminário de elaboração e aprovação da pré-pauta de reivindicações. Na sequência, foram realizadas 17 assembleias para aprovação da pauta, 5 rodadas de negociação com as comissões patronais que representam as empresas, 34 reuniões de negociação individual em cada empresa e 36 assembleias com os trabalhadores para a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho.



PALAVRA DO PRESIDENTE

13/07/2020

Tempos difíceis necessitam de novo olhar e união

ler palavra do presidente

ACORDO COLETIVO

Acompanhe aqui os acordos coletivos

JORNAL

Ultima Edição

Novembro/2019

ver edição

ARQUIVOS
ONDE ESTAMOS

Rua Estevan Peres Bomediano, 79
CEP: 19.023-380 - Jd. Paulista
Presidente Prudente - SP

ATENDIMENTO

(18) 3221-6278

sindetanol@sindetanol.com.br

© 2020 Sindetanol. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas