Sindetanol inicia assembleias da campanha salarial e social de 2012 - SINDETANOL

Sindetanol inicia assembleias da campanha salarial e social de 2012

A diretoria do Sindetanol iniciou na segunda-feira (19) as assembleias de aprovação da pré-pauta da negociação coletiva referente à Campanha Salarial e Social deste ano. As empresas da base territorial do sindicato serão visitadas para que os trabalhadores conheçam o conteúdo da pré-pauta e realizem a votação da mesma.

Entre os destaques da pré-pauta estão: a reivindicação de 10 % de Reajuste Salarial (5% de aumento + o INPC/inflação dos últimos 12 meses), Piso Salarial de R$ 1.100,00 e PLR de 2 pisos normativos.

Baseado na legislação, todos os trabalhadores associados ou não das Indústrias de Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol, Biocombustível e Açúcar, enquadrados no 10.º Grupo do Quadro anexo do artigo 577 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), sediados nos municípios da base territorial do Sindetanol, foram convocados via edital para a Assembléia Geral Extraordinária.

Em uma primeira apreciação das reivindicações trabalhistas e sociais, durante o Seminário de Negociação Coletiva do Setor do Álcool/Etanol, realizado nos dias 12 e 13 de março, em Álvares Machado, região de Presidente Prudente, os dirigentes sindicais do Estado de São Paulo, discutiram e aprovaram a pré-pauta que esta sendo apresentada agora aos trabalhadores.

Com data base em 1º de maio os (as) trabalhadores (as) do setor do Álcool/Etanol, realizarão as assembleias até o dia nove de abril. Já, no dia 10 de abril, após uma grande assembléia na Fequimfar, a pauta será entregue ao setor patronal, representado pela UNICA.

Para o presidente do Sindetanol, Antonio Mendes Neto, este é o momento dos trabalhadores se unirem em torno das propostas da pré-pauta e em sintonia com o Sindetanol, avaliarem as cláusulas e se necessário, incluírem mais alguns itens para apreciação da assembléia geral.

De acordo com Neto, a cada nova campanha salarial o sindicato e os trabalhadores enfrentam dificuldades diferentes e a união e a força de mobilização da categoria é que fazem a diferença. “Nossas ações visam finalizar o processo de forma positiva e com a participação dos trabalhadores nas ações do sindicato, pois, são instrumentos legais amparados pelas decisões dos próprios trabalhadores”, destaca o presidente.