PALAVRA DO PRESIDENTE - Sindetanol realiza eleição de Diretoria e Conselho Fiscal de olho no futuro da categoria - SINDETANOL

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustíveis de Presidente Prudente e Região (Sindetanol), atendendo as determinações legais, previstas no estatuto da organização sindical, promoverá no próximo dia 7 de fevereiro, a eleição da Diretoria e Conselho Fiscal para a gestão no quadriênio 2020-2024.
Com um histórico de mais de 30 anos de lutas e conquistas em benefício dos trabalhadores, o Sindetanol é o primeiro sindicato do Brasil que foi fundado para representar especificamente os trabalhadores do setor de produção de Álcool/Etanol.
Por meio de uma representatividade expressiva e inserção em diversos níveis do movimento sindical, no qual mantém uma postura pró ativa e transparente, temos como principal linha de ação um trabalho baseado na manutenção dos direitos econômicos e sociais.
Atuando a partir de um olhar local, mas quando possível e necessário, firmando parcerias com outras entidades buscando um trabalho mais global, as mobilizações deste sindicato visam oferecer condições para se estabelecer um ambiente de conquistas e melhorias para a vida dos trabalhadores e suas famílias.
Dentro deste contexto, este processo eleitoral, além da fundamentação legal que é praxe e necessária, tem a característica do fechamento de um ciclo de muita luta, em várias frentes, mas sempre como o mesmo ideal, a defesa dos direitos dos trabalhadores da categoria.
A ação desenvolvida pelo Sindetanol, incluindo as assembleias com trabalhadores, reuniões com representantes das empresas ou dirigentes sindicais de outras regiões e categorias, tem no seu conteúdo o desejo de avançar rumo à novas conquistas, porém, isso só é possível com a força da união dos trabalhadores.
Penso que, além de outras questões, um dos pontos fortes da representatividade deste sindicato é a interação direta com os trabalhadores, assim sendo, sempre que necessário, estamos na base, no local de trabalho.
É preciso lembrar que, mesmo em meio a tantos ataques aos direitos dos trabalhadores, ocorridos nos últimos anos e que certamente afetam suas famílias, a diretoria do sindicato tem buscado fortalecer sua ação neste cenário de incertezas.
A propósito, já estamos nos movimentando para realizarmos a CAMPANHA SALARIAL 2020, tanto que nos dias 13 e 14 de fevereiro, participaremos do Seminário de Negociação Coletiva do Setor Farmacêutico e Setor de Fabricação do Álcool/Etanol a ser realizado em Praia Grande.
No mês de fevereiro, também em Praia Grande, no dia 13, vamos participar da 1ª Reunião do Conselho Político Consultivo da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, e Farmacêuticas do Estado de São Paulo.
Enfim, quem acompanha o trabalho realizado no Sindetanol sabe que, seja nas usinas ou demais locais de trabalho, em que os trabalhadores são representados por este sindicato, procuramos desenvolver uma atividade pautada pelo diálogo, transparência e a responsabilidade de, no mínimo, estarmos à disposição para acolhermos sugestões e checarmos os fatos.

Saudações
Milton Ribeiro Sobral