Trabalhadores da Usina Bioenergia do Brasil S/A conquistam reajuste de 8,5% - SINDETANOL

SINDETANOL

Sindicato dos Trab. na Ind. Quím. Farm. e Fabr. de Álcool, Etanol,
Bioetanol e Biocombustível de Presidente Prudente e região

Trabalhadores da Usina Bioenergia do Brasil S/A conquistam reajuste de 8,5%

Os trabalhadores da Usina Bioenergia do Brasil S/A, de Lucélia (SP), aprovaram a proposta da empresa de reajuste salarial de 8,5%. Na região do Oeste Paulista, que tem 14 usinas de produção de Álcool/Etanol em funcionamento, é o primeiro acordo firmado este ano desde o começo da campanha salarial em março. 


Para chegarem a este resultado, a diretoria do Sindetanol realizou três rodadas de negociação com representantes do setor patronal e as assembleias com os trabalhadores.


Após a última rodada de negociação, realizada no dia 21 de junho, na sede do Sindetanol, em Presidente Prudente, os representantes do setor patronal ofereceram um reajuste de 7,5%. Durante a reunião a proposta foi rejeitada pelo sindicato, mas como a bancada patronal informou que era a proposta final ela foi encaminhada para assembleia dos trabalhadores e foi rejeitada.


Diante da situação de incertezas, a diretoria do Sindetanol deixou bem claro aos trabalhadores que, todas as alternativas de diálogo já haviam se esgotado e, portanto, a empresa foi notificada sobre a possibilidade de greve, com um prazo legal de 72 horas, a partir do qual os trabalhadores poderiam paralisar as atividades na empresa a qualquer momento.


Na sequência, foi realizada nova etapa de discussão com os representantes da Bioenergia que ofereceram um reajuste de 8% para todas as faixas salariais. 
Com o propósito de manter os trabalhadores a par dos acontecimentos e participando de todas as decisões, a diretoria do sindicato promoveu nova assembléia e, por conta da proposta apresentada, o novo índice de 8% também não foi aceito. 


Não restando outro caminho legal, a diretoria do Sindetanol já se articulava junto aos trabalhadores para paralisar as atividades na empresa, porém, como resposta recebeu a proposta de reajuste de 8,5%. Assim, a diretoria do Sindetanol reuniu novamente os trabalhadores em assembleia e colocou em votação a proposta de 8,5% da Bioenergia S/A, que desta vez foi aprovada.


Segundo o presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral, as negociações com o setor patronal estão complicadas em todo o Estado, já que, conforme Sobral, os empresários insistem em não reconhecerem como viáveis algumas das reivindicações dos trabalhadores, principalmente na questão econômica, em que até o momento a proposta da maioria das empresas da região do Sindetanol é o reajuste de 7,5%. 


“Nossa data base é 1º de maio e, embora toda decisão relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho tenha caráter retroativo, nossa expectativa é de solucionar este impasse o mais rápido possível. Estamos há três meses mobilizando os trabalhadores e se necessário, faremos as paralisações previstas conforme as notificações já entregues em duas empresas, que tiveram rejeitadas as propostas de 7,5% de reajuste”.


Conquistas dos trabalhadores da Bioenergia

- Reajuste salarial de 8,5% para todas as faixas salariais retroativo a 1º de maio (data base da
categoria)
- Reajuste de 10,16% no vale alimentação 
- Reajuste de 16,67% no PPR (Programa de Participação no Resultado) 
- Comissão de trabalhadores para acompanhar as metas estabelecidas para o PPR de 2014
- A empresa assumiu o compromisso de fazer, a partir de agosto deste ano, pesquisa salarial com as empresas da região para correção das defasagens salariais em relação à média salarial detectada na pesquisa.
- Manutenção do acordo de revezamento de turno na escala 6x2 com adicional de 20%. 
- Manutenção de todas as claúsulas do acordo coletivo do ano anterior.



PALAVRA DO PRESIDENTE

25/03/2020

Por dia melhores, é preciso lutar contra o coronavírus mantendo o emprego e geração de renda

ler palavra do presidente

ACORDO COLETIVO

Acompanhe aqui os acordos coletivos

JORNAL

Ultima Edição

Novembro/2019

ver edição

ARQUIVOS
ONDE ESTAMOS

Rua Estevan Peres Bomediano, 79
CEP: 19.023-380 - Jd. Paulista
Presidente Prudente - SP

ATENDIMENTO

(18) 3221-6278

sindetanol@sindetanol.com.br

© 2020 Sindetanol. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas