PALAVRA DO PRESIDENTE EM 30/09/2016
A Campanha Salarial e Social 2016-2017 dos trabalhadores nas empresas de produção de Álcool-Etanol, promovida em todo o estado de São Paulo pela Fequimfar e sindicatos filiados, chegou ao fim. Assim, os trabalhadores dos setores industrial e administrativo, representados pelo Sindetanol na região do Oeste Paulista, já podem comemorar suas conquistas.
Embora grande parte dos (as) trabalhadores (as), assim como nós do Sindetanol, estivéssemos interessados em encerrar as negociações em maio, mês da data base, isso não foi possível. Foram muitas as assembleias com trabalhadores (as), reuniões com representantes das empresas, viagens e discussões em vários níveis e tons.
Fizemos de tudo para que as negociações não se arrastassem mais do que o necessário. Porém, a falta de interesse das empresas em oferecer reajuste sem retirar ou diminuir conquistas, não permitiu avanços em tempo menor. Aliás, em algumas questões, o que se viu foi uma verdadeira “guerra” contra o posicionamento do sindicato.
De tudo o que vimos e vivenciamos nesta campanha, uma questão ficou bem clara, a CONSTANTE vontade de alguns representantes de empresas de diminuir as conquistas dos (as) trabalhadores (as). Talvez esse tema não chegue com clareza para as pessoas que trabalham, embora receba a devida atenção na mesa de negociação. O fato é que, nossa luta em favor de quem realmente produz vai além das vontades do setor patronal, mesmo que, às vezes, acabamos sendo alvo de campanha difamatória por parte de algumas empresas.
Desta forma, neste ano de 2016, no qual o Sindetanol completa 30 anos de existência, reafirmamos nas reuniões na sede e nas portas das empresas, nosso compromisso com a maioria, por conquistas nas áreas trabalhista e social. Com isso, temos enfrentado a resistência e atividades anti-sindicais com a mesma garra que legalmente representamos a categoria em todos os níveis.
Para finalizar, quero agradecer a todos (as) que pacientemente aguardaram os resultados finais desta árdua campanha. Mas saibam vocês, só com muita luta é que chegamos aos índices obtidos e a manutenção do que foi conquistado antes. É fato que existe uma mobilização contra a ação do sindicato para promover o enfraquecimento da representatividade. Mesmo assim, tenham a certeza de que nosso trabalho continua, pois visamos o benefício do coletivo e não de interesses pessoais e promocionais.
22/12/2023
Sindetanol encerra 2023 com conquistas ao lado dos trabalhadores e reforça necessidade de união Trabalhadores(as)
Acompanhe aqui os acordos coletivos
Rua Estevan Peres Bomediano, 79
CEP: 19.023-380 - Jd. Paulista
Presidente Prudente - SP
(18) 3221-6278
sindetanol@sindetanol.com.br
© 2024 Sindetanol. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Prudente Empresas