Parceria entre trabalhador e sindicato é fundamental para fortalecer a categoria
Trabalhadores(as)
Recentemente, concluímos os trabalhos relativos ao processo de Negociação Coletiva do Setor Álcool/Etanol 2023-2024. No geral, mesmo contrariando algumas posições e expectativas, foram conquistadas negociações favoráveis para os trabalhadores representados pelo Sindetanol, inclusive, com ganhos reais e a manutenção das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho.
Foi um trabalho planejado em prol dos trabalhadores, com dados e informações reais do mercado e da situação da categoria profissional. A jornada envolveu sindicatos, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo(Fequimfar) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).
Na esfera operacional, em nível local e regional, ao longo de meses, tanto nas assembleias quanto nas reuniões com os representantes das empresas, contamos com a participação direta e indireta de trabalhadores e diretores deste sindicato que, tiveram a missão de mostrar a importância das reivindicações presentes na pauta aprovada.
Faço aqui estes destaques, pois, mais uma vez nos deparamos com a situação de descompromisso de algumas pessoas em relação a necessidade de manutenção do sindicato para representar cada vez mais e melhor os trabalhadores.
Sim, estou falando do apoio financeiro para sustentar os trabalhos do sindicato em prol da categoria. É certo que, o direito tem que ser exercido e respeitado democraticamente. Porém, é preciso lembrar que não deixamos em momento algum de dar resposta às demandas dos trabalhadores e isso tem um custo.
Assim, da mesma forma que agradecemos o comprometimento de muitos trabalhadores com as necessidades da entidade, se associando ou contribuindo de outra forma, também quero lembrar aos profissionais representados pelo Sindetanol e que não têm este mesmo pensamento, ou até mesmo se sentem alheios ao fato, de que precisamos de todos(as) para fazermos um trabalho à altura do que precisa e merece a categoria.
Muitas vezes, falamos neste espaço sobre união entre trabalhadores e sindicato, como forma de fortalecer a representatividade sindical e isso continua sendo um fato cada vez mais necessário no dia a dia.
Seja para conquistar um melhor posicionamento para negociar, manter os benefícios atuais ou avançar em direção à novas conquistas, esta parceria é o ponto chave. Por isso, sabendo nossa luta é diária, quando necessário, eu volto neste tema. O sindicato é feito por trabalhadores para trabalhadores. Pensem nisso!
Atenciosamente
Milton Ribeiro Sobral
Presidente - Sindetanol
22/12/2023
Sindetanol encerra 2023 com conquistas ao lado dos trabalhadores e reforça necessidade de união Trabalhadores(as)
Acompanhe aqui os acordos coletivos
Rua Estevan Peres Bomediano, 79
CEP: 19.023-380 - Jd. Paulista
Presidente Prudente - SP
(18) 3221-6278
sindetanol@sindetanol.com.br
© 2024 Sindetanol. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Prudente Empresas