O presidente do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral e o tesoureiro geral, José Aparecidos dos Santos, participaram nesta quinta-feira(29), de reunião para avaliação da Campanha Salarial dos trabalhadores nas usinas e destilarias de produção de etanol no estado de SP, data-base 1º de maio, realizada na sede do Sindicato dos Químicos de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
Durante o encontro, que reuniu lideranças da FEQUIMFAR e dos Sindicatos filiados que representam cerca de 25 mil trabalhadores, o grupo fez um balanço das negociações realizadas entre Sindicatos e usinas ou grupos de usinas, analisou os Acordos firmados e também discutiu o panorama geral do setor no estado de São Paulo.
Resultados positivos
A Campanha Salarial já está quase no fim e conquistou importantes avanços, com reajustes salariais acima da inflação, que ficou em 3,83% (INPC/IBGE), a partir de 1º de maio, melhora no Piso Salarial, na PLR, além da renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho com a manutenção de todas as cláusulas sociais.
Conforme o presidente do Sindetanol, em linhas gerais, na base territorial do sindicato, Oeste Paulista, as negociações estão avançando positivamente, sendo que baseado no diálogo e na comprovação dos fatos, as empresas têm se mostrado receptivas às reivindicações da pauta, em especial a questão do reajuste e a manutenção das cláusulas já existentes no Acordo Coletivo.
“Não inventamos nada, trabalhamos para conquistar um reajuste com ganho real, que espelhe a realidade atual do mercado e a necessidade de valorização dos trabalhadores, assim, estamos evoluindo nas negociações”, afirmou Sobral.
Para o presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, a avaliação da Campanha Salarial é positiva com destaque aos reajustes com aumento real nos salários.
“Os reajustes variam entre 4% a 8% nos salários e chegam a 66% no vale alimentação, A FEQUIMFAR e Sindicatos filiados representam trabalhadores em 73 usinas e destilarias em todo o estado. Os acordos já foram fechados em 75% das empresas e a expectativa é de que nas próximas duas semanas, sejam conquistados novos acordos”, diz Serginho.
Fonte: Com informações de Amanda de Paula/AI/FEQUIMFAR
Fotos: Amanda de Paula/AI/FEQUIMFAR
Texto: Sérgio Borges/Sindetanol
22/12/2023
Sindetanol encerra 2023 com conquistas ao lado dos trabalhadores e reforça necessidade de união Trabalhadores(as)
Acompanhe aqui os acordos coletivos
Rua Estevan Peres Bomediano, 79
CEP: 19.023-380 - Jd. Paulista
Presidente Prudente - SP
(18) 3221-6278
sindetanol@sindetanol.com.br
© 2024 Sindetanol. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Prudente Empresas